segunda-feira, 27 de abril de 2009

Um mensagem para nós


Pessoal, transcrevo abaixo mensagem que nos foi enviada por uma grande pessoa que me estimulou bastante a seguir em frente com nossas lutas e tenho certeza que diz respeito a todos nós. Abraços!!


De: Maria Augusta Ferreira Miguel
Para: Jorge Alberto

Enviadas: Sexta-feira, 24 de Abril de 2009 6:43:08

Assunto: Re: [ 3setor ] Carta aos Estudantes RJ


Olá Jorge Alberto e Demais Jovens do Fora de Ordem,

Fico MUITO feliz quando vejo jovens ' se mexerem '.

Em minha época juvenil e isso lá se vão uns 40 anos atrás, haviam os grêmios estudantis, a Jovem Guarda e os Beatles. Cara, dá uma saudade ! Só não é maior, porque minhas filhas, meu genro e até meu neto de 10 anos, curtem isso tudo, embora que nem tudo... rsrsrsrsr.

Mas voltando aos grêmios, nós éramos apaixonados, até por política! Depois vieram os anos de chumbo e depois disso, um vazio, um alheamento, uma imbecilidade que fez com que os jovens não se apaixonassem mais, nem, como fala o Breguíssimo Cantor Reginaldo Rossi, se referindo aos jovens da juventude dele, que gostavam também de ser sem lenço, sem documentos, até de xeirar a xereca das meninas.

É muito bom ver a juventude pensar. Pensar leva a agir. Leva a ouvir a voz do coração, a ouvir o outro e não somar, um mais igual a 2.

Tudo o que está aí para vocês, é uma herança maldita que ainda hoje é acumulada por políticos, juízes e governantes ambiciosos, egoistas, trapaceiros, que só enxergam o próprio umbigo, a própria cueca, a própria mala e o próprio castelo.

Mas saibam que sair de um período obscuro não é fácil. É preciso muita luta, muitas lágrimas, muitas perdas queridas. Nós e 'eles'. Luta-se por um mesmo ideal, mas por óticas totalmente diversas. Redemocratizar, a partir disto, dá no que vocês estão vendo. Sair de uma ditadura é como dar um grande salto entre abismos.

Mas nem tudo está perdido. Vocês estão de volta. Fico feliz da vida, igual pinto no lixo, quando meu neto de 10 anos, faz uma 'crítica ' a assuntos nacionais. Fico mais feliz ainda porque vejo que está no ar, pensamentos como o de vocês, ' fora da ordem', ainda tão jovens. Saber que esta juventude que espera o meu neto e tantas outras crianças, de braços abertos, pensantes.

Ainda não preciso usar bengala. Tenho 58 anos. Com certeza não tenho mais o vigor físico de vocês. Mas o vigor que acalentou a minha jucentude, ainda pulsa, no meu coração e em minha mente. O corpo eu vou ajeitando.

Namoro o PSOL e o PV. Faço parte de rede ning do PV na internet. Mas só namoro, pois isso me dá a oportunidade de baixar o cacete, quando pisam na bola.

Enquanto ONG, atuamos em comunidades, na tentativa de minizar as iniquidades sociais, formando cooperativas de catadores e de artesãos. Trabalhamos direto com o ambiente. Fazemos parte do Comitê das lagoas de Jacarepaguá e Maricá.

Não somos referência, ainda. Não sou referência, particularmente, para ninguém. Sou uma brasileira que sempre quiz se orgulhar, de verdade, pelo país que habita. Ouvir sempre aquele poético hino e se emocionar. Olhar a nossa bandeira tremular linda, vendo os campos dourados e o céu cintilantes com aquelas estrêlas que representam cada estado do país.

Vocês não estão ' Fora da Ordem '. Vocês são a ordem !

Vocês precisam compreender que fazem parte da dialética da contemporâneidade e buscar na antítese de suas vidas, a síntese para uma existência mais digna e realmente mais honrada. E isso vocês podem. Nós podemos.

Não me cabe mais estar ao seu lado. Lá se vão alguns bons anos que passei pelos bancos universitários. Mas boa aluna, estudo até hoje. Já leram Marx? Hengel? Paulo Freire? MV BILL e Celso Athaíde, em Cabeça de Porco? Marcos Faustini - Black-tie?

Mas estou com vocês. E isto não precisa ser geográfico. É espiritual. Só precisa, ser.

Sigam em frente. Se possível, me mantenham informada. Têm tanto jovem nas comunidades que atuamos, que não sabem o que é uma universidade! Têm a mesma ótica, mas falta-lhes o seu conhecimento, também opinam, também buscam. Quem sabe possamos unir estas consciências? Eles anseiam como vocês. pulsam como vocês, são taão jovens, quanto vocês.

Sigam. Não esperem por mim. Eu já estou fazendo a minha parte, nesta nossa história.

Me mantenham informada. Gostaria muito de seguir observando-os e ainda aprendendo.

Grande e fraterno abraço a tod@s,
Maria Augusta

Nenhum comentário:

Postar um comentário