sexta-feira, 23 de abril de 2010

Movimento Fora da Ordem – Quem somos nós?

Em 2007, vivenciamos um período de discussão sobre os rumos do PT durante o processo do III Congresso do partido. O antigo Coletivo Nacional de Juventude estabeleceu um intenso debate interno sobre a organização juvenil do PT que culminou com a elaboração da resolução “O PT e a Juventude”. Essa resolução fez um balanço da JPT: apontou as dificuldades do modelo setorial em cumprir a tarefa de organização da juventude brasileira e convocou o I Congresso da Juventude do PT (CONJPT).

A partir da convocação do I Congresso diversas tendências, grupos regionais, e militantes independentes iniciaram um processo de debate sobre as tarefas da JPT frente ao partido e a juventude brasileira. Desse debate concluímos quatro questões centrais:

1 - O PT não pode manter a contradição de ser o maior partido de esquerda da América Latina e não ter a maior organização de juventude do Brasil.

2 - A permanência de dirigentes na estrutura partidária durante vários anos, estagna a visão do PT sobre a sociedade e dificulta um processo de renovação de quadros.

3 – Que a juventude tem necessidades próprias, inclusive organizativas, e por isso a lógica de correntes do PT não precisa ser necessariamente reproduzida na JPT.

4 – Que o PT está se adaptando a institucionalidade e se distanciando dos movimentos sociais e das lutas diárias da juventude.

Partindo dessas reflexões nasce o movimento Fora da Ordem. O nome surge para defender a idéia de que o PT não pode ser um partido adaptado a ordem capitalista e sim um agente de transformação da sociedade rumo ao socialismo democrático.

No I Congresso da JPT defendemos a necessidade de uma nova organização juvenil, que desse conta de organizar para além dos filiados os milhares de simpatizantes do PT, que com autonomia, tivesse capacidade de pressionar o partido para a esquerda e apresentar um programa socialista e libertário para a juventude brasileira.

O CONJPT foi o primeiro espaço de atuação conjunta do Movimento Fora da Ordem. Participamos ativamente de todos os grupos e debates, aprovamos importantes propostas do movimento e apresentamos a candidatura do companheiro Gabriel Ribeiro, que na época era Secretário Estadual da JPT-RJ, para Secretário Nacional de Juventude. Desse primeiro esforço nos consolidamos como uma das principais forças da Juventude do PT.

Daí iniciamos um processo de enraizamento em praticamente todos os Estados brasileiros, de organização nos movimentos sociais e de diálogo com várias novas forças e militantes que compartilham das ideias do Fora da Ordem.

No Encontro Nacional da Juventude do PT, em fevereiro de 2010, apresentamos o primeiro resultado desse processo. O Fora da Ordem foi a segunda maior força no Encontro dobrando sua representatividade de Estados e ampliando o conjunto de forças que compõem esse movimento.

Mas nossa maior vitória não foi numérica, e sim política. Apresentamos a proposta de que a tática eleitoral da campanha da companheira Dilma para a juventude, não poderia ser baseada na comparação entre os Governos Lula e FHC, pois a maior parte da juventude brasileira não lembra dos anos neoliberais dos tucanos.

Defendemos a tática de que é necessária uma campanha específica para a juventude, que a partir do legado do Governo Lula avançasse para novas conquistas. Hoje essa tática é consensual na Juventude do PT, e a partir da fala da companheira Dilma no IV Congresso PT, podemos perceber que ela também passou a fazer parte da tática geral da campanha.

Apesar dessas conquistas, sabemos que muitos outros desafios nos esperam e estamos nos organizando para eles. Recentemente criamos o Conselho Político do Fora da Ordem: essa instância tem a participação paritária das forças e militantes independentes que compõem esse Movimento, e delibera apenas por consenso progressivo.

Temos orgulho de apresentar aos jovens militantes petistas uma novidade política e organizativa, que já exercita internamente o que defendemos para toda a Juventude do PT.


E-mail: foradaordembrasil@gmail.com

Blog: http://foradaordembrasil.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/foradaordembr

Orkut: FORA DA ORDEM BRASIL

You Tube: FORADAORDEMBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário